Saturday, March 23, 2013

As sefirot "táticas" - Netzach & Hod

Aqui começa a minha mensagem secreta do passado para o meu presente reencarnado eu. Não foi por acaso que a primeira lembrança clara da minha vida italiana está ligada a este ponto. Só eu poderia entender o que está expresso através do Profeta Joel e da Sibila de Delfos porque se trata de motivos íntimos, ligados ao momento em que vi que seria impossível escapar da pintura do teto da Capela Sistina. E então decidi responder às circunstâncias de uma forma que ninguém nunca iria descobrir o que realmente fiz.
Netzach e Hod são conhecidos como sefirot "táticas", "o que significa que o seu propósito não é inerente em si, mas sim como um meio para outra coisa." Então me ocorreu que a postura correta para lidar com a pintura do Teto da Sistina deveria seguir essa ideia. Inspirado pelas sephirot Netzach e Hod, mudei de atitude perante o Papa Júlio II. Eu retratei o papa como a figura central da sephirah Malkuth, o profeta Zacarias, cujo significado está ligado ao profeta Joel (Netzach) e da Sibila de Delfos (Hod). Nesta entrada da Capela, está descrita a situação que me obrigou a aceitar o trabalho na Capela e qual seria a minha resposta artística a ela. Por um lado, eu tinha um inimigo político, Bramante, cuja influente posição próximo ao Papa não pode ser negada. Por outro lado, o desejo do Papa em me ter trabalhando para ele poderia ser manipulado até a aceitação dele das minhas ideias.
Minha intenção secreta era criar uma mensagem que só poderia ser descoberta por mim mesmo séculos no futuro. Os mitos em torno da origem de Roma e dos romanos já tinham passado pela prova do tempo. Estes mitos eram constantemente repetidos por figuras públicas, afirmando que os fundadores da Roma antiga acreditavam ser descendentes da mítica cidade de Tróia. Neste ponto, eu idealizei qual seria a minha tática em relação à situação forçada de pintar o teto da Capela Sistina: transformá-la no meu Cavalo de Tróia.
Mas como poderia o meu futuro eu reencarnado reconhecer esta minha idéia? Lembre-se que a intenção era criar uma mensagem tão secreta que seria impossível a outros sequer imaginá-la. Então me veio à mente a figura mítica de Cassandra. Se eu puder lembrar que a Sibila de Delfos é, na realidade, Cassandra, então o resto da mensagem dependeria apenas da compreensão das minhas razões passadas como Michelangelo para chegar ao significado simbólico.
O resultado é um sucesso absoluto.
Cassandra é a minha mensagem para "Roma", mais precisamente para a Igreja Católica.
O teto da Capela Sistina foi transformada em um Cavalo de Tróia que um dia vai provocar a "destruição" da "cidade" inteira.

Referências:
en.wikipedia.org/wiki/Netzach
en.wikipedia.org/wiki/Hod_(Kabbalah)
en.wikipedia.org/wiki/Donato_Bramante
en.wikipedia.org/wiki/Cassandra
en.wikipedia.org/wiki/Malkuth

No comments:

Post a Comment