Tuesday, May 7, 2013

As (infames)famosas últimas palavras de Bramante

Foi por causa deste babaca conhecido como Bramante que eu me vi condenado a pintar o teto da Capela Sistina. Ele escreveu uma carta para o Papa Júlio II declarando as suas dúvidas sobre a minha capacidade como artista para executar a pintura do teto da capela. Bramante era muito respeitado pela Igreja e sua credibilidade era imensa. Se eu continuasse a recusar o trabalho, Bramante teria destruído a minha carreira como um gigante esmagando um anão. De repente, eu me vi na mesma situação de Davi enfrentando o gigante Golias. Mas, no meu caso, o gigante Golias era a língua de Bramante.
Essa é a situação retratada na pintura de Davi e Golias na entrada da Capela Sistina. O gigante Golias está prestes a ser decapitado (a língua de Bramante está prestes ser cortada de sua boca). Resumindo: através da pintura "Davi e Golias", eu estava dizendo que tinha que pintar o teto da Capela Sistina para calar a boca da porra do Bramante.
Basicamente, Cassandra e Bramante estão mostrando a minha resposta para a situação terrível de ser forçado a trabalhar em algo que não queria.
Mas ambas as cenas de "Judite e Holofernes" e "Davi e Golias" na entrada da capela tem outros dois significados, relacionados com o teto inteiro.

References/Referências:
en.wikipedia.org/wiki/Donato_Bramante
en.wikipedia.org/wiki/Pope_Julius_II
en.wikipedia.org/wiki/Goliath_(Bible)
en.wikipedia.org/wiki/Muladhara
en.wikipedia.org/wiki/Malkuth

No comments:

Post a Comment