Sunday, June 30, 2013

A prova perdida

A grande discussão por trás da boçal restauração de teto da Capela Sistina é sobre o meu processo de pintura e a técnica utilizada. O "gênio" que decidiu raspar todas as camadas da pintura tinha como certo que eu trabalhei apenas sobre gesso úmido, o chamado "buon fresco". Paciência. Agora, só resta a defesa retórica da catástrofe.
O que nunca vou entender é porque mantiveram o processo químico de limpeza, quando partes da figura, como olhos e dedos dos pés, estavam desaparecendo diante de todos!!!

Quando a restauração foi anunciada, eu ainda estava na minha fase de auto-análise, coletando provas da minha condição de ser a reencarnação de Michelangelo. Por isso, eu realmente gostei da oportunidade de comparar a minha experiência pessoal com os resultados visuais da restauração. Todos os detalhes que vieram à luz combinaram perfeitamente com o que eu já sabia sobre mim. Eu sabia que era impossível que eu tivesse conseguido tal profundidade na pintura só trabalhando no gesso molhado. E eu ADORO retocar detalhes quando vejo uma solução mais expressiva. Era óbvio que eu tinha trabalhado sobre o gesso seco, usando alguma técnica "a secco".

Bem, estou mostrando agora que até o verdadeiro sentido do teto da Capela Sistina foi afetado pelos ignorantes que realizaram a destrutiva restauração. É claro que haviam muitos detalhes do meu planejamento secreto que eu só fiz quando me via sozinho no andaime, principalmente um dia antes da desmontagem do mesmo. Assim, a maioria desses detalhes foram realizadas sobre o gesso seco. Existem ainda alguns detalhes que estou dando pela falta, mas não posso ter certeza de que desapareceram por causa da restauração feita no século XX.

Vi algumas entrevistas com "especialistas em arte", dando a sua opinião sobre o Teto da Capela Sistina e ouvi uma senhora dizendo que as pinturas expressam uma "péssima teologia". Não conheço exemplo melhor da ignorância de hoje sobre os eventos passados. Pessoas que sequer sabem o que está expresso no Teto da Capela Sistina reivindicam o direito de explicá-la. Tudo isso só poderia levar a um desastre de proporções épicas, como a tal restauração.

Mas vocês não precisam se preocupar. As pinturas ainda guardam muitos dos sinais secretos que fiz e posso provar que sou o próprio Michelangelo Buonarroti a hora que eu quiser.

Referências:
en.wikipedia.org/wiki/Restoration_of_the_Sistine_Chapel_f...

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