Wednesday, June 19, 2013

Daniel é Ardhanarishvara! - 2

Lembro-me de ter lido muito sobre cosmologia hindu e de ter tido acesso a algumas peças que comerciantes recebiam vindas da Índia. O crânio na cabeça é um detalhe que eu posso ter encontrado descrito em um texto, bem como a sugestão fálica à esquerda. As estatuetas que eu talvez tenha visto poderiam ser muito semelhantes aos que encontrei na web, mas a ilustração pode ser quase idêntica. Eu não sei como encontrei este material na Roma renascentista sob a vigilância da Inquisição, mas algumas dessas imagens me faz sentir como reencontrando velhos brinquedos secretos. =)

Ardhanarishvara marca o limite dos chakras superiores, onde os aspectos masculino e feminino de Deus estão unidos novamente e a abertura do terceiro olho ocorre.

Referência:
en.wikipedia.org/wiki/Ardhanarishvara
en.wikipedia.org/wiki/Agya_chakra

No comments:

Post a Comment