Wednesday, March 15, 2017

Declarando Gêmeos

https://www.flickr.com/photos/poggi00/32937125461/in/album-72157631660962947/

Quando você olha para o casal andando, sendo expulso por um anjo, é muito fácil notar a letra "M" formada nas pernas. Como meu nome era Michelangelo, esse detalhe seria entendido como o início de toda a pintura do Teto da Sistina. Foi assim que imaginei, mas as coisas não funcionaram tão óbvias para os acadêmicos. O que eu acho ótimo!
Meu plano era secretamente delinear a minha mensagem para o futuro com conhecimento oculto de cristãos místicos, então meu próximo passo não poderia ser tão óbvio quanto essa letra "M". Eu precisava de imagens com um significado que só eu seria capaz de compreender. Esse foi o ponto em que a narrativa grega de Cassandra veio à minha mente. Ela teve gêmeos e sua história era perfeita para minha vingança pessoal. Mas uma falha enorme foi deixada para trás: qual detalhe na pintura poderia ser capaz de revelar, no futuro, que a síbila era realmente Cassandra? Não havia nenhuma.
Bem, esse segredo sobre Cassandra foi a primeira lembrança de minha vida como Michelangelo Buonarroti. Era 1981. Esta experiência seria crucial nos anos seguintes para fechar as lacunas simbólicas e provar a mim mesmo que todo o Teto da Sistina era sobre o Hino da Pérola, sobre São Tomás e a Assunção da Virgem Maria.



No comments:

Post a Comment