Monday, March 13, 2017

O Martírio de São Tomás

https://www.flickr.com/photos/poggi00/16798508798/in/album-72157631660962947/

Olá a todos
O corpo crucificado no tronco é, de longe, a imagem em 2D mais importante na minha vida. Esta pintura me fez dizer: "Ok, eu sou Michelangelo. O que faço agora?"
Mas a auto descoberta foi bem complicada. Logo em seguida, conclui: "Ok, essa coisa está dentro de mim. O que vai acontecer comigo?"
Este corpo e variações dele apareceu nos meus desenhos durante anos. Posso até dizer que o meu Projeto Ressurreição saiu dele.
É quase impossível provar o que estou dizendo sobre esta pintura. Mas há detalhes que poderiam apontar que minhas memórias são reais e esta pintura é realmente O Martírio de São Tomás. Eis dois pontos esclarecedores:
1# Segundo tradições, Haman foi enforcado ou empalado. Então, qual explicação para um corpo crucificado? Nunca encontrei qualquer indício de que seria Haman o corpo crucificado.
2# Por outro lado, tradições afirmam que Tomás foi morto com lanças. Mas há um detalhe sobre Tomás que pode decidir a favor dele. Tradições gnósticas definem Tomás como o irmão gêmeo de Jesus, em um sentido metafórico espiritual. Um corpo crucificado seria uma boa maneira de fazer essa conexão com Jesus.

Mais memórias de minha vida passada:
- Lembro-me que o homem à direita apontando o dedo tinha a intenção de dizer: "Se você quiser entender que o crucificado é São Tomás, você tem que olhar para trás!" Na década de 1980, eu costumava falar para mim mesmo: "Aquele que sabe que este corpo crucificado é Tomás deve ser apontado como a reencarnação de Michelangelo."
- O selo da Índia na direita é provavelmente muito semelhante a algo que utilizei como referência no projeto do teto da Capela Sistina.
- A única maneira de entender esta pintura como O Martírio de São Tomás é através de uma comparação direta com A Fusão da Cabala e Kundalini (tradicionalmente conhecida como o Sacrifício de Noé).
- Em oposição a outros segredos revelados, este parece ter o objetivo de ficar restrito à minha pessoa.

No comments:

Post a Comment